2 Apr 2008

Adam Smith aponta erros comuns

Sim, ele está vivo! 

Já vai no Error nº78 - "Government investment is vital to protect industry and jobs"

Muito actual e serve a Portugal como uma luvinha...parece que o pai da mão invisível não só está vivo, como tem acompanhado a economia portuguesa!

1 comment:

Tité said...

Sempre achei que "O efeito do investimento do estado na economia e a forma como os subsídios públicos conseguem asfixiar a indústria nacional", daria um excelente tema para um show de stand up comedy, ou mesmo um argumento de sucesso para uma soap opera! Por outro lado, o liberalismo do Sr. Adam Smith é um pouco lírico, uma vez que a “mão invisível” admite um mercado sob condições ideais, com concorrência completamente livre, com consumidores perfeitamente informados... enfim, um cenário irreal!
Ainda assim, e um pouco em sequência do nosso pseudo debate sobre o dito contributo obrigatório mensal, vulgo “malditos impostos”, confesso que a mão visível do nosso Estado me provoca profunda indignação: Então este Estado, que dá provas diárias de inoperância e despesismo, que não me assegura sequer os serviços mínimos de Educação, Saúde, Segurança e Justiça, tem o desplante e o descaramento de exigir que eu cumpra, (in)voluntária e religiosamente, todas as minhas obrigações fiscais e sociais, correndo eu o sério o risco de ser apontada na rua como “a crente, que ainda aceita vestir a pele de contribuinte assumida”!
É caso para dizer, laissez-faire…